여러분 안녕하세요? {Olá pessoal, tudo bem?} Eu estpu muito ANSIOSO para falar sobre esse drama!

Título: 악몽선생 / Nightmare High
Gênero: Suspense, Mistério, Subrenatural, Escolar
Episódios: 12
Canal: NAVER tvcast
Período de Transmissão: 14 a 31 de mar. de 2016
Roteiro: Hyeon Moon-seob, Jung Yoon-seok
Direção: Hyeon Moon-seob

Sinopse: O que você faria se descobrisse que há algo de errado em seu colégio? Kang Ye Rim (Kim So Hyun) é a presidente e melhor aluna da classe. A aluna aparentemente perfeita, fica preucupada, porém, quando começa a achar que há algo de errado com o professor Han Bong Goo (Uhm Ki Joon), e os outros garotos de sua classe, incluindo seu melhor amigo Seo Sang Woo (Lee Minhyuk). Todos ao redor parecem estar em um transe e os sonhos de seus colegas de classe aparentemente tornam-se realidade logo após acordarem. Será que Ye Rim conseguirá descobrir a razão para esses acontecimentos estranhos antes que seja tarde de mais?

O web drama coreano narra a história desconhecida da sala 3 do segundo ano de uma certa escola (cujo o nome eu não lembro). A premissa é apresentada logo nos primeiros minutos: um professor X vai se ausentar por um tempo, e um substituto vai tomar seu lugar até que ele volte, como normalemente acontece em qualquer escola. E é nesse ponto que nossa história começa. Hoje vou fazer diferente e espero que vocês apreciem esse formato de review e, principalmente, eu possa repetí-lo mais vezes! Essa review está derramando spoilers, então se você não curte spoilers, recomendo que vá até o final do post para minhas opiniões pessoais, ou para a lista de “onde assistir”.

7tt1gcjg

9p69az1gO primeiro episódio começa pouco depois de cenas que entenderemos bem mais tarde. Kang Hye-rim (Lee Soo-hyeon) está dormindo na sala de aula. O seu amigo, Seo Sang-woo (Lee Min-hyeok), tira uma foto sua e, com isso, ela desperta. Um plano sequência simples acontece, precedendo uma série de cortes apresentando todos os personagens que nos acompanharão, para logo focar na personagem que estará sob os holofotes do episódio. Já já falaremos dela.

ajdzg92g

Após uma cena de bullying explícito, vemos o corredor da escola momentos antes do soar do sinal. Vemos garotos brincando de gawi-bawi-bo, e uma figura obscura e sem forma se aproximando por detrás. Percebmos que a tal figura se trata de Han Bong-gu (Uhm Gi-joon), o professor conselheiro substituto da turma 3.

bntrpcrg

É então que, de fato, termina nosso prólogo. O professor caminha pela sala falando umas besteiras sobre “conhecer vocês melhor” e diz que pretende fazer um aconselhamento individual com cada um deles, mas não da forma fofinha e gay que normalmente acontece. A palavra que melhor descreve a forma como ele faz isso é… intimidador, creepy. Ele, de cara, mostra que não está ali para ajudar, mas para infernizar, de uma forma que ainda não sabemos, a vida daqueles alunos. Quando alguém sugere que deixasse isso para depois, considerando que o período de provas está próximo, o professor responde numerando o aluno, como se fosse um objeto (acredito que, para ele, seja), dizendo o seu nome e sua posição social naquela escola. O segundo lugar. Não o primeiro, mas o segundo. E depois, novamente numerando, ele cita nossa personagem principal a colocando acima do tal aluno, e faz um breve discurso sobre como o segundo lugar é medíocre. A sala afunda em um silêncio de pura tensão, e ele pergunta “E então? Voluntários?”.

hmjq2rbg

Se lembram da garota do bulying? Pois bem, ela é a Kim Seul-gi (Seo Sin-ae) e é nesse momento que uma de suas bullyies a fazem se voluntariar. O tal profe diz “venha até à sala de orientação às 2h”.

sl9qvi1g

Rola uma cena no refeitório onde uma garota põe o pé para que a Seul-gi caia, e ela derrama toda a comida dela. O Sang-woo vê, a ajuda, e pergunta quem fez. As garotas se fazem de desentendidas, e fica por isso mesmo. A cen a claramente aconteceu para aborrecer ainda mais a Seul-gi, para que ela faça as escolhas que fará mais tarde.

2ebpta7g

Chegando à sala de orientação, mais uma vez o Bong-gu mostra que conhece muito bem com quem ele está lidando. Ele revela que tudo o que está acontecendo é pelo fato de a Seul-gi ter denunciado as duas amigas dela que, junto com a própria, praticavam bullying com uma outra pessoa um tempo atrás. Ela a oferece uma líquido que ele afirma ser chá de camomila, e joga na cara dela algumas coisas, finalizando com um “você não quer mudar isso?”. Ela fica interessada, até porque quem não ficaria? O Bong-gu mostra para Seul-gi um diagrama que mapeia todas as carteiras da turma com os nomes de quem se senta nelas e diz “conecte a relação que você deseja”. Ela pega a caneta, que o professor ofereceu também, e traça uma linha conectando ela a Choe A-yeong e a Park Byeol (Ahn So-rim).

6bnbtsv

Logo que volta para a aula, Seul-gi percebe que o diagrama funciona, e que qualquer conexão que ela fizer ali vai se tornar realidade. Ela volta até a sala de orientação, e pede ao Bong-gu permição para usar mais o diagrama. Então o professor lhe entrega um contrato. Pelo que me lembro, o contrado pede para que o indivíduo arque com todas as conseguênciasa de seus atos. E ele é assinado com sangue. Bong-gu explica que o diagrama permite tanto conectar quanto romper relacionamentos, e não só relacioandos a ela. Ela tinha poder sobre a relação de toda a sala. Mas, uma condição: o diagrama não podia ser destruído.

dy19ngug

No começo, estava tudo lindo. Ela fez umas conexões, cortou umas coisas. Beleza. Mas com o tempo, ela acabou perdendo o controle sobre isso. Ela já tinha se conectado a quase todo mundo, e todo mundo ficava encima dela. Com o tempo tudo foi saturando e ela ficou sufocada com a situação. Lembram da prota? A Kang Ye-rim? Sim. Ela percebeu que tinha algo errado, e seguiu a Seul-gi para saber o porque tava todo mundo encima dela, inclusive seu amigo Sang-woo. A única coisa que ela descobriu foi uma conexão entre isso e o professor substituto, mas já era tarde de mais para algo ser feito.

nfsroffg

No meio de um alvoroço com a Seul-gi, o diagrama caiu no chão e foi totalmente dilacerado pelos pés dos seus “amigos”.

fvctr9d

O episódio dois, que eu não comentei mas cada história se divide em dois episódios, terminam com a Seul-gi presa em um espelho misterioso. Fica explícito que ela desaparece sem deixar rastros, ou memórias. Como se sequer tivesse existido. A cena da personagem agonizando na dimensão dos reflexos precede um buraco deixado pelo perfeito desaparecimento: uma rachura na sua mesa, que agora está vazia: “Não vá à sala de orientação”.

mlflag1g

Logo começa o terceiro episódio. A primeira cena nos mostra a vítima dos próximos dois episódios, em frente ao mesmo espelho onde a Seul-gi foi presa no episódio anterior. Agora veremos a triste decadência de Oh Gi-cheol (Baek Seung-do). Voltamos ao começo da jornada e vemos que Gi-cheol está para brigar com um tal de Kang Sang-tae (Seo Jong-bong), o chefe da gangue da escola. O Bong-gu, óbvio, sabe disso e convoca o Gi-cheol para a aclamada sala de orientação.

cmkpqf4g

Lá o Gi-cheol tem uma conversa com seu professor, e leva um carimbo na sua mão que diz “Desafio!”. Toda a escola diz que ele vai perder a luta, e quando ela finalmente acontece, ele perde. Quando ele desmaia, ele acorda na sala da orientação no mesmo dia e horário da tal conversa. É quando ele percebe que o carimbo lhe levou de volta no tempo. O carimbo some de sua mão, e o professor oferece o contrato para torná-lo permanente. A condição dessa vez é: você não pode perder nenbuma luta. Caso aconteça, ele volta para o dia, hora e local de quando foi marcado com o carimbo. Tipo um savepoint.

n0vtqfqg

Ele repete a luta até que ganha de Sang-tae, e assim toma seu posto de chefe. E a vida dele vai seguindo: luta, prede, volta, luta, perde, volta. Com o tempo ele acaba se tornando uma pessoa mais amarga que o Sang-tae era quando chefe de gangue. Acontece basicamente “A Revolução dos Bichos” (de George Orwell).

ni04ycqg

Reclamava sempre da tirania do superior, e quando se torna o superior fica mais tirano que o anterior, a quem reclamava tanto. Claro que, com isso, as pessoas se revoltam, e se juntam para tirá-lo do topo. Juntou uma galera bacana para dar uma surra no Gi-cheol, inclusive o Sang-tae. É nesse ponto que voltamos ao começo do episódio três, quando o Gi-cheol encara o espelho. Bem, ele apanha.

goadu97g

A cena corta para o Sang-woo encarando o carimbo de “Desafio!” na mesa que, para a realidade deles, sempre esteve vazia. Não se esqueçam de nossos protagonistas, sim? Sang-woo e Hye-rim foram entregar uns papéis na sala de orientaçam, e acabaram vendo o carimbo de “Desafio!” nas prateleiras. Sang-woo esbarra numa gaveta, e, bisbolhotando, eles descobrem que são contratos assinados com sangue, por pessoas de nome Kim Seul-gi e Oh Gi-cheol, que na memória deturpada deles, jamais existiram em suas vidas.

5sw7swx

Vemos a alma de Gi-cheol agonizando no espelho, de praxe, e o arco termina.

2ftyd09g

Vou dar uma acelerada para o post não ficar muito grande, certo? O quinto episódio narra a jornada de Ahn Si-yeon (Kim Da-ye), uma garota… carente. Ela é boa escritora, e usa sua criatividade para inventar a própria vida, na tentativa de torná-la mais interessante. O professor a leva até a sala de orientação para presenteá-la com um caderno mágico, yay!

ruxpt02g

O caderno transforma em realidade qualquer coisa que você escrever nele. Então ela se cria um namorado que estava em Boston e altas coisas. E, como em todos as vítmas anteriores, ela se apaixona pelo poder do objeto e assina o contrato. Com o caderno com seu poder em 100%, ela começa a escrever tudo que quer que aconteça na vida dela. A idi… cof cof, garota até inventa um stalker. UM STALKER. POR QUE, TIPO, É LINDÍSSIMO SER PERSEGUIDO POR ALGUÉM. Mas enfim. Com o tempo ela acaba se sentindo desconfortável, uma vez que o seu namorado, o Seok Pil-ho (Yang Hak-jin), se mostra o que realmente é: um personagem. Ele não vai fazer nada até que a Si-yeon escreva sua história. Então ela tem o escreve que o Pil-ho era obcecado por ela. Gênia. Claro que deu muito errado. Ela se sentiu mal pelo que estava fazendo, e tentou queimar o maldito caderno. O Pil-ho, por ser criação do caderno, acaba sofrendo as consequências do fogo e resgata o caderno, e acaba indo atrás da Si-yeon para tirar satisfação. Rola toda uma perseguição, e é quando ela encontra os Sang-woo e a Hye-rim na escola, á noite (moon face). Sang-woo e Ye-rim tentam ajudar a Si-yeon, mas no meio da correria eles se separam. Lembram do stalker que ela criou? Então: A Si-yeon pensa que despistou o Pil-ho, e para no meio das escadas do colégio… em frente ao espelho (revira olhos). É quando o stalker aparece, e a cena corta para o Sang-woo e a Hye-rim. Nos já sabemos que deu merda, mas tudo se confirma quando o Sang-woo pergunta “porque estamos aqui?”. No dia seguinte, a Hye-rim encontra o caderno queimado da Si-yeon e o lê, mas acha estranho os nomes que nele aparecem. É quando o Sang-woo conecta no notebook o SD de sua câmera, e descobre fotos de pessoas que eles desconhecem, mas de nomes que eles já viram antes.

qu10vx2g

Então vemos a alma da Si-yeon, não agonizando, mas triste pelo rumo que suas escolhas tomaram.

fzstwglg

O episódio 7 é a primeira parte do arco que mais me doeu o coração. Lembra do garoto do segundo lugar? Então: ele é o Cheon Jae-soo (Jang Kyeong-eop) estava colando na prova, e o professor, óbvio, sabia disso. Porque ele sabe de tudo.

c3ixfsdg

Ele não foi pêgo graças ao seu migs Go Gi-tae (Ji Eun-seon), que chama a atenção do diabo profe para que o Jae-soo possa esconder a pesca. Enfim, ele não escapa, de qualquer forma. Ele não leva uma lição disciplinar, mas ter o desprazer de ser presenteado pelo Bong-gu. Ele recebe um refrigerante que aumenta sua capacidade de memória. Ele toma uma vez. Acha uma dlç. Assina o contrato. Como sempre, mores. A condição é que ele não podia beber mais que uma lata por dia, caso contrário sua memória pioraria. Mas é ÓBVIO que ele toma mais de um por dia, porém chega um ponto que não é mais de propósito, ele toma porque ele esqueceu que já tomou um. Ele vai esquecendo tudo, e o que mais me doeu: ele esquece o Gi-tae. Claro que ele é inteligente e tenta disfarçar, fingindo que nata tá acontecendo, mas o Gi-tae se toca, e percebe que ele tá perdendo as memórias dele.

1l5yj5ug

É quando ele começa a esquecer quem ele é que sua alma é aprisionada no espelho, e todas as memórias sobre ele são apagadas.

3c45lweg

O episódio nove começa bem triste, quando Sang-woo e Hye-rim perguntam a Gi-tae se ele conhecia algum “Cheon Jae-soo” e ele não sabe de quem se trata. Quem assistiu sabe a dor que isso foi. Mas a estrela da vez é a Do Do-hee (Kim Ji-an). Ela perde o namorado para uma garota mais nova e, dizem as más bocas, mais bonita que ela. Descontente ela tenta se convencer de que é bonita, e é quando recebe um app editor de fotoz que muda sua fisionomia de acordo com as alterações que fizer na foto do app. Haviam alguns dias para teste grátis, e na conclusão desse período, ela foi convidada até a sala de orientação para pagar o preço pelo uso do app (vocês sabem bem do que eu estou falando). O app só funcionaria enquanto o celular estivesse ligado, então ele não podia descarregar, ou quebrar.

x77zbzig

O término desse arco é o mais bizarro: as garotas ficam com inveja de que a Do-hee está ficando bonita, e percebem o tempo que ela passa no celular, e como ela não consegue deixá-lo descarregar e coisas do tipo. Ilogicamente elas conectam isso com a beleza dela, e a Do-hee evita que elas peguem o celular. Rola uma confusão no banheiro feminino e o celular cai da mão da Do-hee e racha a tela (quem nunca?). Só que ela já estava tão abalada com a realidade que esse app proporcionou, que acabou vendo que seu próprio rosto estava rachado. Isso foi um simbolismo bem forte, para mostrar o quanto sua personalidade fora deturpada, e que ela estava quebrada, mas ninguém via isso. No fim, a Hye-rim, que a essa altura já sacou que tem algo muito errado com o proefssor Bong-gu, tenta convencê-la de que não há nada no rosto dela, e que ela continua tão bonita quanto sempre foi. Ela aceita a verdade, e deleta o aplicativo. Com isso, acontece um treco bem W, e o rosto dela some. Tipo, sério.

zuwkylqg

Ela acaba sumindo também, mores, mas quando vocês pensam que vai geral esquecer, a Hye-rim pega o celular da Do-hee, que caiu no chão, e é quando a mão dela se encontra com a do Bong-gu, que também tava pegando o celular, que ela se lembra de tudo. Desde Seul-gi até Jae-soo.

qgfp9vug

O arco termina com a alma da Do-hee aprisionada no espelho, encarando seu celular enqunto ri sadicamente.

r7rqsiag

O último arco é, óbvio, que é a jornada da Hye-rim. E esse vai ser o único no qual eu não vou comentar. Se você leu até aqui e não assistiu ao drama, lhe encorajo a acompanhar todas as histórias com seus próprios olhinhos.

Eu gostei de 악몽선생?

CRISTO, EU GOSTEI. O drama conta mais do que alunos fazendo escolhas erradas. O drama inteiro fala sobre consequências. Não sei se ficou claro para todo mundo, mas… assinar com seu sangue? Tá mais que óbvio pra mim que tudo se tratava de alguém oferecendo pactos para adolescentes imaturos com os “amiguinhos do outro lado” (salve A Princesa e o Sapo, melhor filme). Claro que rolou um final fofinho e alegre, a Hye-rim consegue tirar geral do espelho e, as memórias não “voltam”, mas o roteiro nos leva de volta paraq o primeiro momento do drama, quando Sang-woo está fotografando a Hye-rim dormindo, e leva toda a história como se fosse um tipo de “sonho”. Talvez até profecia. LIÇÃO DE MORAL, CRIANÇAS: Se você fizer um pacto com algum ser espiritual de caráter duvidoso, não vai rolar nenhuma Hye-rim para te tirar do espelho tá? Então apenas não façam, mores. Assinar com sangue significa que, em troca daquele objeto que você recebeu do satã Bong-gu, você entrega a sua vida. É por isso que todos os episódios terminavam com almas aprisionadas no espelho, que podemos calmamente associar com o inferno/submundo, n sei, depende de suas crenças. O roteiro nos mostra como podemos perder o controle com muita facilidade e que, se tivéssemos poderes iguais ou similares a qualquer um daqueles presenteados pelo Bong-gu, faríamos até mesmo pior. Não conseguimos enxergar o limite, e sempre vamos além. Sério, alguém pede que você assine um contrato por um objeto mágico com seu sangue… isso já não é passar dos limites? O drama deixa claro que o Bong-gu já atacou outra turma antes, mas ele nunca chega a explicar isso. Como se não fosse suficiente, termina com uma cena pós créditos do Sang-woo sendo aconselhado pelo maldito, dando aquela leve atmosfera de “tem mais”. Claro que, eu não acredito muito nisso, uma vez que o web drama foi lançado em 2016 e que até agora não há sequer atividade do escritor e diretor da obra. É interessante que você assista e tire suas próprias conclusões sobre o que a história de cada um está ensinando. É óbvio que não é só “não venda sua alma”. Existe uma crítica bem vasta por trás desse background, e eu vou permitir que vocês mesmos os encontrem! A história é fantástica, e eu não me lembro de encontrar muitos furos de roteiro, mas claro que existem coisas que gritam na sua cara e que me incomodaram bastante… Uma delas foram os diálogos. Do nada haviam falas do tipo “eu tenho a sensação de que essa cadeira estava ocupada por alguém ontem”. Tipo ?????????????? Claro que muito disso aconteceu para direcionar a personagem a invertigar o Bong-gu, mas isso poderia ser feito de uma forma mais sutil, não acham? Beleza que, cada episódio tinha 15-20 minutos, e que a história tinha que ser corrida, mas muita coisa que aconteceu ali era ilógico, e acontecia só para que, depois, aquele evento acontecesse sem furos. Mas isso é relevável, né? Se você assistir, por favor, deixe sua opinião nos comentários!

어머...Esse post deu MUITO TRABALHO. Não sei se serei capaz de repetir algo tão grande, mas bem que eu gostaria. Obrigado por ler tudo! Existia bastante cosia que eu queria comentar, mas não consegui aprofundar muito minhas pesquisas para entrar nesse aspecto. Sexta tem post novo, e não vai ser lang-log! Já que recebi muito carinho por isso, sexta vai ter mais uma analyrics, yaaay! Eu recebi muitas recomendações, e pretendo suprir os desejos de todos, sem dúvidas!! Eu tô de férias, mas acabe me enchendo de projetos pessoais o que é bem… idiota da minha parte. Mas quero terminar todos eles antes de voltar para a faculdade. Então eu não vou ter que me preocupar muito com o tempo. ENFIM! Até sexta, mores! Vocês podem assistir 악몽선생 em:

Netflix

Viki

NAVER tvcast (coreano)

여러붕 안녕히 계세요!!

{Fiquem bem, pessoal!}

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s